PARA QUE SERVE UM CONSELHO ESTRATÉGICO MUNICIPAL PARA O DESENVOLVIMENTO DE COIMBRA E UM CONSELHEIRO COMO MEMBRO ATIVO?
- Desenvolver Empreendedorismo vs. Empregabilidade (Edição Especial Legislativas)
A 21 de dezembro 2023 deslocar-me-ia ao "Coimbra Business School - ISCAC" (Instituto Superior de Contabilidade e Administração de Coimbra), que conta já com 104 anos de existência, na Quinta Agrícola em Bencanta (São Martinho do Bispo) 》Escola de Negócios e Ciências Empresariais, com licenciaturas/pós-graduações/mestrados e microcredenciações.
Curiosamente, esta escola tem dentro uma tela numa vitrina com o seguinte poema de um poeta e romancista = primeira estrofe:
É impróprio ser famoso
pois não é isso que eleva.
E não vale a pena ter arquivo
nem perder tempo com manuscritos velhos.
= sexta e última estrofe:
E não deves por um só instante
recuar ou trair o que tu és,
mas estar vivo, e só vivo,
e só vivo - até ao fim.
Tratar-se-ia da última reunião de Conselho CEMDC, onde os conselheiros debateram temas de grande relevância, como a 'Estratégia Municipal para a Inovação' / 'projeto@Baixa, no âmbito dos Bairros Comerciais Digitais, entre outros.
O Dr. José Manuel Silva, presidente deste Conselho, deu conta da aprovação do "Regulamento Interno da Via Rápida para o Investimento" (VRI), tendo sido criado com o propósito de permitir a implementação de critérios e alinhavar instruções específicas, no sentido de dinamizar os procedimentos de análise de projetos (objeto de controlo prévio), no caso de operações urbanísticas de elevado interesse para Coimbra. De facto, segundo o tão bem Presidente da Câmara Municipal de Coimbra, Dr. José Manuel Silva, este regulamento irá auxiliar o Desenvolvimento sustentável do nosso concelho, como tão bem, na criação de empregos, melhorando na qualidade de vida, tornando-se assim o território mais atrativo. Por conseguinte, os conselheiros também assistiram à apresentação, por parte do Vereador Dr. Miguel Fonseca, com o pelouro do Empreendedorismo, Investimento e Emprego, dos resultados de um inquérito de satisfação realizado no âmbito do evento 'Coimbra Invest Summit' (que teve lugar no Convento de São Francisco entre os dias 27, 28 e 29 de setembro) e que contara com mais de quinhentos participantes. E já no início de 2024 (janeiro), o Município realizara uma reunião com os parceiros da organização do referido evento: Universidade de Coimbra, Instituto Politécnico de Coimbra, Instituto Pedro Nunes e iParque, no sentido de se efetuar um balanço da primeira edição de 2023, que sem uma mão firme de "Direita" em Coimbra, eventos como este nunca teriam lugar no nosso concelho, sobretudo com a envergadura deste 'Coimbra Invest Summit'!!
Também de acrescentar a esta reunião de Conselho, o ponto de situação da "Estratégia Municipal de Inovação", pela responsável do 'Centro de Inteligência de Coimbra', Dra. Rita Fernandes, como tão bem o "projeto@Baixa", financiado no âmbito da medida 'Bairros Comerciais Digitais', do Plano de Recuperação e Resiliência, com 1,236 M€, que fora apresentado pelo então Diretor do Departamento de Tecnologias de Informação e Inovação Digital da Câmara Municipal de Coimbra, Eng°. Nuno Pimenta.
Já a terminar esta reunião, o presidente do ISCAC, Dr. Alexandre Miguel Gomes da Silva, nosso conselheiro também, terá feito uma apresentação sobre "Estratégia para o Desenvolvimento de Coimbra - destaques do ecossistema Ensino Superior", focada em eixos como o 'lobby', o 'hosting', a 'gestão' e a 'promoção' de criação de espaços. O anfitrião Dr. Alexandre Silva desafiara o Conselho a incluir na discussão não apenas o Desenvolvimento económico e empresarial, mas também o ensino superior, a cultura e a vertente social.
Não é por nada, que este Conselho CEMDC fora criado, com o intuito de melhorar as condições e oportunidades de negócio e investimento no nosso concelho, na dinamização da competitividade económica local, na promoção do emprego e do empreendedorismo (bem reforçado por este Conselho), missão esta alicerçada no conhecimento e na inovação sustentáveis; bem ao contrário das tendências redutoras de um municipalismo de "Esquerda", e muitas foram as vezes em 'contra mão' com as boas motivações dos empresários locais.
Mediante isto, o CEMDC visa apoiar o Município de Coimbra na tomada de decisões dos seus órgãos, com base em orientações dadas e, mais uma vez, na definição de estratégias para o crescimento económico, funcionando assim, como 'uma alavanca para o desenvolvimento competitivo, inovador e sustentável do concelho'.
Em jeito de conclusão desta reunião, terá sido exposto o 'EPO Patent Index 2021 - Top 10 Portuguese patent applicants', onde a FEEDZAI - Consultadoria e Inovação Tecnológica, S.A. (de Coimbra, dedicada ao desenvolvimento de software especializado em processamento de dados de negócio em tempo real e deteção de fraude; conta com escritórios em Lisboa, Porto, Londres, Nova Iorque e San Mateo - Califórnia) figura, também representada no nosso Conselho pelo membro Paulo Marques. Voltando à apresentação do Dr. Alexandre Silva, também expõs aqui as seis organizações existentes com sede em Coimbra: a Fundação FEFAL, a Associação Nacional de Municípios Portugueses, o Instituto Nacional de Medicina Legal e Ciências Forenses, a Associação Portuguesa de Professores de Biologia e Geologia, a Associação de Professores de Filosofia e a Sociedade Portuguesa de Ginecologia. Por fim, trouxemos um porquinho 'mealheiro' para casa, porque é a poupar dinheiro que se investe bem melhor!
Já a 4 de abril do ano passado, 2024 (há pouco mais de um ano), realizara-se mais um Conselho CEMDC, e desta feita nas instalações do Instituto de Emprego e Formação Profissional (IEFP), na Pedrulha (Eiras), e terá sido dedicado à empregabilidade no nosso concelho. Terão sido apresentadas soluções de formação, desde o TUMO, que funciona no Largo do Mercado Municipal D.Pedro V, no emblemático edifício dos 'Correios, Telégrafos e Telefones de Coimbra' (com um programa de educação inovador onde explora tecnologia e criatividade nas áreas do cinema, design gráfico, fotografia, música, programação, entre outros), requalificação profissional e, por sua vez, criadas as bases para o lançamento do terceiro laboratório do nosso país na área da 'Agricultura', do programa nacional "PRO_MOV by Reskilling 4 Employment", que visa a preparação de profissionais para os 'empregos de futuro' e que se insere na iniciativa europeia 'R4E', tendo como objetivo requalificar cinco milhões de europeus até 2030. Esta iniciativa foi concedida pela 'European Round Table for Industry' (ERT), um fórum europeu de executivos cuja missão passa pela promoção de competitividade e de prosperidade na Europa, promovendo assim, a formação de profissionais para os já referidos 'empregos de futuro' (mais uma vez se reforça) através da requalificação e integração no mercado de trabalho. Neste momento, o ecossistema 'PRO_MOV', liderado pela Sonae, englobava a esta data 89 empresas em Portugal e sete laboratórios: Agricultura / Business Intelligence / Digital / Green Jobs / Indústria / Saúde e Vendas. Nesta reunião do CEMDC, a apresentação do projeto foi subordinada ao tema 'A Urgência de Requalificação' e contara com intervenções de Francisco Monteiro, da Sonae; Mafalda Sérgio, da CUF (empresa que lidera o laboratório da Saúde); Catarina Moreira, da Worten (responsável pelo laboratório Digital); Paula Guerreiro e Gonçalo Pedrosa, da SAP (empresa que está à frente do laboratório Business Intelligence).
Sendo assim, reparem bem, o Conselho Estratégico Municipal para o Desenvolvimento de Coimbra (CEMDC) entrara numa nova fase, com reuniões dedicadas a temáticas específicas, que impactam no desenvolvimento do concelho de Coimbra. Diria, o Dr. José Manuel Silva, que abrira os trabalhos desta reunião: 'Fiquei impressionado com os recursos e os cursos desta instituição. É uma mais-valia enorme para Coimbra termos estes recursos extraordinários a que os empresários podem recorrer para obterem os recursos humanos necessários e adaptados às suas necessidades'.
Já, a Dra. Sónia Pinto, anfitriã desta reunião e Diretora do Centro de Emprego e Formação Profissional de Coimbra - IEFP, nossa conselheira, traçaria o perfil do desemprego no concelho, dando conta à altura que 70% dos 6407 desempregados estavam registados no IEFP, sendo que, desses, '34% são considerados de longa duração e 37% têm 50 anos ou mais'. Numa intervenção dedicada aos 'desafios do recrutamento num mercado de trabalho em transformação', a responsável apresentou ainda algumas medidas de apoio disponíveis, destacando o arranque em 2024 de um projeto focado nos jovens, dedicado ao aconselhamento na procura de emprego.
A terminar, Filipa Cunha, Diretora de 'TUMO Coimbra', apresentou 'Uma nova experiência de aprendizagem', sublinhando que os objetivos deste projeto inovador, que contava há precisamente 13 meses atrás com 914 estudantes (e cerca de 500 em lista de espera), passam por 'acelerar oportunidades de aprendizagem para os jovens' e a 'aproximação ao mercado de trabalho', tornando o processo de aprender 'motivante e útil para cada um'. Já, o presidente da câmara afirmara: 'Se tivesse de escolher um projeto que mais me orgulha, desta passagem que temos pela Câmara de Coimbra, seria o TUMO, porque é o mais transformador e tem um impacto tremendo na vida e no desenvolvimento das crianças', sustentando que se trata de 'uma parceria perfeita e de um projeto absolutamente extraordinário, que começou em Coimbra (com este executivo camarário), não havendo outro em toda a Península Ibérica'.
Este CEMDC contara já com a presença de representantes/membros do "Centro Tecnológico da Cerâmica e do Vidro" (CTCV), do "Centro de Formação Profissional para o Artesanato e Património (CEARTE) e do "Clube de Empresários de Coimbra", ou sejam, três dos quatro novos membros, cuja integração foi aprovada na reunião de Câmara de 2 de abril (2024). Já o 4°. membro representará a "Fundação Bissaya Barreto". Totalizando assim, ao todo, quarenta e dois conselheiros municipais 'CEMDC'!
Da minha parte, um bem haja ao seu Restaurante pedagógico, deste centro de formação, onde servem e come-se mesmo muito bem!
Até ao próximo quarto artigo, debaixo desta temática de realização de reuniões do Conselho CEMDC...
Dr. Adriano J. M. Ferreira - Conselheiro Estratégico Municipal para o Desenvolvimento de Coimbra