TESOURO ESQUECIDO EM PORTUGAL

TESOURO ESQUECIDO EM PORTUGAL1

 

A riqueza piscícola de Portugal é muito maior do que a maioria dos portugueses pensam. Isto deve-se à sua localização geográfica numa área de encontro entre várias massas de água com diferentes proveniências.

Confluem as massas de água onde se destacam mais: as águas profundas do oceano Atlântico Norte; as águas de origem mediterrânica e as águas do Atlântico Nordeste. Representando a economia do mar 5,1% do Produto Interno Bruto (PIB), 5% das exportações nacionais e cerca de 4% do emprego (dados do INE - Conta Satélite do Mar).

O anuário “Estatísticas da Pesca 2022”, elaborado pelo INE — Instituto Nacional de Estatística e a Direção-Geral de Recursos Naturais (DGRM), Segurança e Serviços Marítimos diz que a economia do mar, nos anos pré-pandemia, estava com um crescimento médio anual de cerca de 8,7% em Valor Acrescentado Bruto (VAB), muito superior aos 1,9% de crescimento médio anual da economia nacional no seu conjunto.

Reforçando a necessidade de se fazer urgentemente um plano político de gestão das pescas.

Este mesmo anuário diz que a distribuição regional do volume de capturas de pescado fresco ou refrigerado em 2022, a preponderância foi tomada uma vez mais pela região Centro (31,8% que compara com 29,2% em 2021); seguida da Área Metropolitana de Lisboa, que ocupou a segunda posição com 23,9% (20,8% em 2021); e o Norte, que com 14,2%, enfraqueceu a sua posição face aos 17,9% apurados em 2021.

O Algarve assumiu a quarta posição (12,9% que compara com 14,9% em 2021), seguido da Região Autónoma dos Açores, que manteve os 8,4% do ano anterior e do Alentejo (4,9% face aos 5,1% de 2021). Por último, a Região Autónoma da Madeira, com uma contribuição que não ultrapassou os 3,9% (3,7% em 2021).

Onde estão localizados os principais portos de pesca em Portugal?

REGIÃO NORTE: Viana do Castelo; Póvoa do Varzim (maior porto pesca da região) e Matosinhos;

REGIÃO CENTRO: Aveiro (maior porto pesca da região); Figueira da Foz; Nazaré e Peniche;

REGIÃO DE LISBOA: Cascais; Sesimbra (maior porto pesca da região) e Setúbal;

REGIÃO ALENTEJO: Sines;

REGIÃO ALGARVE: Lajes; Portimão; Olhão (maior porto pesca da região); Tavira e Vila Real de santo António.

REGIÃO AUTÓNOMA DOS AÇORES: Vila nova (Corvo); Santa Cruz das flores (Flores); Ilha Graciosa; Santa Cruz do Faial (faial); Velas (S. Jorge); Madalena (Pico); o maior porto de pesca é o da Ilha Terceira; Ponta Delgada (São Miguel); Vila do Porto (santa Maria);

REGIÃO AUTÓNOMA DA MADEIRA: Porto Santo; na ilha da Madeira: Funchal e o maior porto de pesca é o do Caniçal.

A região centro (com os seus 4 portos de pesca) continua a representar a maior percentagem de captura de peixe.

AF