Fresquinho

Macau-e-Cantao.pngMacau.png

Acabadinho de chegar da Universidade de Jinan, aqui está mais um trabalho, para quem sabe Mandarim, com uma pequena parte em Português, cujo título no nosso idioma é: MACAU E CANTÃO EM 1831 E 1832; MEMÓRIAS DESENHADAS POR UM VIAJANTE INGLÊS. É a edição fac-similada de um album que se conserva na Biblioteca Nacional de Portugal, em Lisboa, com 50 desenhos a lápis, sem indicação de autor nem de título, retratando ilhas atlânticas e do Oceano Índico, a vida a bordo de um navio, seguramente inglês, da cidade de Macau e de alguns lugares situados em zonas próximas, no delta do Rio das Pérolas, com relevo para Cantão, chamada localmente Guangzhou.

O álbum mede 19 por 24 cm; as páginas foram aparadas na cabeça e também, embora menos, no pé, estando a numeração parcialmente cortada, em muitas delas, mas pode reconstituir-se com alguma dificuldade, apesar disso.

Para breve, talvez dois ou três meses, teremos uma edição em Português do meu estudo completo, agora só parcialmente publicado, em Português e em Mandarim, como já disse. Ficam as fotos da capa, de umas páginas do dito texto, nos dois idiomas, e de duas imagens do álbum

Pedro Dias