SOBREVIVÊNCIA E PREPARAÇÃO - O INESPERADO ACONTECEU...

SOBREVIVENCIA E PREPARACAO1

 

Aconteceu o que não esperava.

Parece que tudo está perdido na sua área de residência e teve mesmo de sair da sua casa, do seu conforto. Um derrame químico que elevou gases e estes estão a ser transportados pelo vento, uma carga nuclear que caiu de um avião lançada por terroristas, um remoinho ou tempestade que afetou todo o bairro/zona. Enfim, o resultado foi ter sido forçado a abandonar o conforto da sua casa. Mas tem solução!

Você tem uma propriedade ou há familiares que tem e não a usam. A casa não é grande “espingarda”, mas é habitável, precisa apenas de ser limpa. Sabendo agora que vai ter de residir no local durante uns meses largos, terá de providenciar para si e família, evitando depender diretamente das agências de emergência que estão sempre em falta de algo.

Por esta razão, fiz uma lista de necessidades a ter em conta. Esta, pode servir-lhe por excesso ou até por falta, mas será sempre de utilidade. Começamos pelo necessário no campo.

Para a horticultura é necessário uma enxada, ancinho, sacho, tesoura e serra de poda, canivete para enxerto, potes como recipientes para sementes, cordel, regador de crivo fino e uma marreta pequena.

Cada 100 metros quadrados preparados, produzem em média por safra cerca de 8 kg de feijão, ou 10 kg de arroz, ou 28 kg de milho, ou 16 kg de trigo, ou 10 kg de aveia, ou 16 kg de amendoim, ou 18 kg de soja, ou 120 kg de batata, ou 20 kg de grão-de-bico.

Para fazer criação, é bom adquirir logo após construir um abrigo para estes e ter um bom armazenamento de ração a prova de ratos. Deverá ter sempre em conta que um galo precisa de no mínimo dez galinhas. Mais poderá sobrecarregar o galo e menos sobrecarregará as galinhas. Não se esqueça de coletar os ovos duas a três vezes ao dia. Procure livros a respeito de criações domésticas, porém é lidando e que você aprenderá.

Cabras ocupam menos espaço que vacas, mas ambas poderão produzir o necessário e diário de leite para a sua família.

FERRAMENTAS DE REINICIO

Vai notar que será dado um salto atrás de aproximadamente 80 anos, por isso, convém ter ferramentas milenares ou centenárias em uso até hoje. Certamente que não haverá assistência tecnológica.

Exceto o machado ou alguma outra ferramenta que você achar conveniente, armazene-as sem os cabos para economizar espaço no transporte das mesmas.

Nesta propriedade semi-abandonada, mesmo antes de começar a pensar em semear/plantar, vai ter a necessidade de “abrir caminho” perante a “selva” vegetativa que se encontra à sua frente. Não desespere e pense que o comer que leva não vai durar para sempre e também não se sente bem ou quer andar a mendigar. Por isto, precisa de desbravar terreno.

O que precisa? Um machado para derrubar árvores de pequeno porte e também para corte de lenha para aquecer a casa se o evento acontecer no Outono/Inverno, catana e foice, uma alavanca de ferro para deslocamento e corda resistente. Talvez uns pneus velhos e cintas de carga. As utilidades são inúmeras.

Para construções múltiplas irá precisar de um enxadão para cavar valas, enxada para mistura de argamassas e/ou nivelamento de terreno, picareta para chão mais duro, pá chata para areia, peneiras para areia e terra, colher de pedreiro para assentamento de tijolos e reboco, prumo, nível, linha de pedreiro, turquesa, marreta, ponteiro, régua de alumínio, arco de serra e lâminas sobressalentes para a mesma.

Agora que está equipado, vamos ao trabalho, que tem uma família para alimentar.

José Ligeiro