Editorial 15/03/2024

PRIMAVERA COM MAIS LUZ E MAIS FLORES

 

EDITORIAL 15 3 2024

Estamos no mês de Março e convém falar da Luz. Pois no próximo dia 20 deste mês de Março iniciamos a Primavera e convém celebrar os poetas à solta, que cada um de nós tem e que celebramos nesta estação das flores. Como celebraram a Liberdade e a Democracia nessa revolução primaveril dos Cravos.

Os poetas que fizeram de Abril o enaltecimento do Cravo, que não tendo a aristocracia da Rosa nem os seus espinhos de sangue revolucionário, foi a simples flor que ornamentou as armas. Sem espinhos e vestida na sua humildade em nada ficavam atrás das anémonas, esses lírios vermelhos dos campos, que Jesus, depois, considerava mais vistosos e ricamente trajados que el-rei Salomão em toda a sua magnificência.

É dessa Primavera que O Ponney fala. De uma Primavera que deve dar lugar a um Verão de grande Luz solar e não a um escuro Inverno. Como a democracia. Pois sem essa luz de esperança, em equilíbrio com as águas, dificilmente se propaga a vida. Tal como deve ser regada a Democracia: com opostos equilibrados.

Mata a Democracia quando se abusa do poder. Quando o poder já não tem vergonha de exibir o nepotismo e de mandar calar todos os que apresentam contraditório fazendo murchar os cravos de Abril.

Para regar a Democracia Primaveril Portuguesa, trabalhamos nós, no O Ponney, gratuitamente para os nossos leitores.

Nesta crença desinteressada financeiramente apresentamos o artigo «FOI VOCÊ QUE PEDIU MAIS UM APOIOZINHO ?» para que cada um de nós tenha informação do que vai ser aprovado nesta segunda-feira em plena reunião ordinária da Câmara de Coimbra.

Mantendo-nos em Coimbra é necessário que a cidade universitária tenha consciência, de que mais do que proibir o consumo da carne de vaca nas cantinas universitárias, deva tratar o assédio, quer moral quer sexual, com a imparcialidade necessária. Trazemos o artigo «COIMBRA É UMA LIÇÃO NÃO ESQUECE A DEGRADAÇÃO» para que se possa aprender com os erros.

Desta vontade do poder calar a Democracia e a Liberdade, transversal a muitas instituições em Portugal, divulgamos o nosso artigo «QUANDO AS INSTITUIÇÕES CALAM OS ASSÉDIOS» para que se matem as flores da nossa Primavera.

Da Europa vem o alerta de que as «INFEÇÕES SEXUALMENTE TRANSMISSÍVEIS EXPLODEM NA EUROPA». Neste século XXI, com tanta tecnologia e insistência em novas normas sociais as doenças sexualmente transmissíveis aumentam de forma estrondosa. Também coisas desta Primavera.

Depois passamos para a reflexão «TABU DO ESTUPRO» onde apontamos um tabu que considera que estupro tem características tão bem marcadas que acaba por criar uma injustiça dobre as vítimas que não cumprem um estereotipo aceite na sociedade.

A ânsia de se corrigir a antiga moral faz a sociedade mundial cair num absurdo que viola a ética. O que nos leva a percebermos que devemos voltar ao equilíbrio.

O equilíbrio que nos deu a Académica/OAF na sua fantástica vitória neste domingo passado de eleições no artigo do nosso amigo Fernando Batista que nos traz esta semana o artigo «UMA GRANDE VITÓRIA DA BRIOSA» de que já faz parte da história do futebol em Coimbra.

Histórico foi o resultado das últimas eleições Legislativas. O resultado foi o tudo ou nada com um enorme ralhete aos partidos que costumam ocupar o poder de governo. O Povo falou, quer se goste ou não, foi a vontade da maioria. E nessa análise está o artigo de opinião de Sancho Antunes que nos provoca com «A ASCENSÃO DA EXTREMA-DIREITA EM PORTUGAL - REFLEXÕES E DESAFIOS».

De uma opinião polémica passamos para a tranquilidade das memórias de Manuela Jones com o seu artigo de opinião que nos fala das Ilhas portuguesas. Um série de artigos de que este é o primeiro.

Voltamos à política com o artigo «COIMBRA E O METRO MONDEGO» que nos levanta discussão por José Ligeiro, o articulista que nos acostumou de falar das técnicas de sobrevivência.

E como hoje celebra-se o dia do sono trazemos a informação no artigo «Associação Portuguesa de Sono assinala o Dia Mundial do Sono com atividades de sensibilização por todo o país» que vai iniciar atividades hoje e uma parte em Coimbra.

Informamos também que abre mais um albergue para peregrinos no artigo «Caminho da Geira abre terceiro albergue e há mais projetados».

Depois regressamos ao desporto com dois artigos trazidos pelo Professor Paulo Oliveira. Um dos quais engrandece Coimbra com o «Estádio Universitário Recebeu Perto de 140 Ginastas no Campeonato Territorial de 1.ª e 2.ª Divisão de Ginástica Acrobática» onde Paulo Oliveira considera “O Pavilhão 1 do Estádio Universitário de Coimbra foi pequeno para tanta gente que recebeu para assistir a mais uma prova de Ginástica Acrobática.”

São os eventos um pouco esquecidos em Coimbra e que O Ponney acarinha. O segundo artigo tem o título «Pavilhão de Lordemão recebeu Territorial de Primeira Divisão de Ginástica Rítmica» a Ginástica com a força de quem luta contra a os obstáculos.

Assim, terminamos a nossa edição, desejamos que os nossos leitores tenham um bom-fim-de-semana

José Augusto Gomes
Diretor do jornal O Ponney